|

Joana Lemos

Joana Lemos

Biography

Joana Mascarenhas de Lemos nasceu em Lisboa a 24 de Abril de 1972 e é mãe de 2 filhos.

O nascimento do Tomás e do Martim foram o marco mais importante da sua vida, e é a quem dedica toda a sua energia e amor.

Actualmente e desde 2012, é administradora e Head Financial Advisor do Family Office de Maude Queiroz Pereira. Mas foi no desporto motorizado de alta competição que se distinguiu.

Em 1990, com apenas 18 anos, inicia a sua carreira desportiva, primeiro no Nacional TT em motos e dois anos depois na Taça do Mundo (Rally da Tunísia, Marrocos, Dubai, Espanha, entre outras).

Mais tarde, em 1995, passa para os automóveis onde se volta a destacar na Taça do Mundo. O ponto alto na sua competição em automóveis foi a vitória no Rally Paris Dakar em 1997.

Em 1998, um ano depois do nascimento do seu filho Tomás, participa no Rally de Portugal (prova do mundial de Rallys) e vence a Taça de Senhoras. Nesse mesmo ano volta ao TT (Todo-o-Terreno) e destaca-se novamente nas competições.

Quando o seu segundo filho Martim nasce, em 2000, Joana Lemos suspende a sua participação nas competições. Mas em 2003 regressa e torna a participar na Taça do Mundo TT.

O seu percurso nas várias competições motivou o lançamento do livro “a Princesa do Deserto” da jornalista Josefina Raimundo, uma biografia autorizada de Joana Lemos.

Mas a sua vida profissional não se resume às competições. Em 2001 integrou o departamento adjunto da direção de programas da SIC (Licensing and product placement).

Em 2004 como administradora da Lagos Sports participa na organização de eventos desportivos como o Estoril Open e A Volta a Portugal em Bicicleta. Foi a responsável pela candidatura vencedora de Lisboa como ponto de partida para o Rally Dakar em 2005. A partir daí foi uma das responsáveis da organização do Lisboa Dakar, até 2008.

Foi também quem constituiu a Lagos Team (2006), através da qual fez a gestão da carreira desportiva dos pilotos  Carlos Sousa, Hélder Rodrigues e Ruben Faria, que participaram na Taça do Mundo e no Rally Dakar.

Mas a sua carreira não se limitou às competições desportivas. Foi jornalista tendo sida enviada especial para a reportagem do Rally Dakar em 2009 pela RTP e em 2010 pela TVI.

A Joana tem o MBA na European School  of Economics.

Joana Lemos desde cedo deu apoio vários a projectos de solidariedade, instituições sociais e na ajuda aos mais necessitados.